10 de Novembro – Dia de combate à Surdez

Hoje é dia nacional de combate à surdez. Existem várias causas para perda auditiva. Problemas genéticos, doenças infecciosas , metabólicas, autoimunes, malformações e etc. Algumas causas podem ser prevenidas. Quem acompanha nossa página no Facebook e Instagram sabe o quanto falamos sobre uma causa de perda de audição que pode ser evitada com cuidados muito simples. A Perda Auditiva Induzida por Nível de Pressão Sonora Elevado.

Hoje vamos detalhar como você pode proteger suas orelhinhas do “som perigoso”.
Para começar precisamos saber identificar esse som perigoso. O som é medido por unidade chamada decibel (dB), sons acima de 85dB podem ser prejudiciais para a saúde auditiva se o indivíduo ficar exposto por 8 horas ou mais e cada 3dB de aumento da intensidade sonora o tempo de exposição cai pela metade. Assim, um trabalhador de uma fábrica, sem proteção auditiva, operando uma máquina que apresenta um nível médio de 90dB só poderia ficar 2h30 exposto à esse som sem ter o risco de desenvolver uma perda auditiva induzida pelo ruído. Em um show , se você ficar próximo às caixas de som, o tempo que você poderia curtir sem ter o risco de ficar com um zumbido chato e desenvolver uma perda auditiva seria de cerca de 30 segundos, já que nessa situação o nível de intensidade sonora pode chegar em cerca de 110dB!!!! Não daria nem para ouvir a introdução da música com segurança!

Então, o que pode ser feito para se proteger? Aprendemos no curso que fizemos do programa Dangerous Decibels três regrinhas muito valiosas e queremos passar para vocês:TurnDown Brazil (1)
1. ABAIXE O SOM ?⬇️ – A primeira atitude que você pode tomar quando o som esta alto é, obviamente, abaixar o som! Algumas vezes isso não é possível, claro que você não vai chegar em uma festa e tacar a mão no botão de volume do aparelho de som ( se bem que eu tentaria, disfarçadamente), maaas o som do seu ipod, o som da sua festa você pode e deve abaixar o volume!!!
WalkAway Brazil (1)
2. AFASTE-SE
?? – Se você puder se afastar da fonte sonora isso vai diminuir bem o nível de pressão sonora que chega em suas orelhas, então, na festa do colega, ou no show, se não for possível abaixar o som, não fique próximo aos alto-falantes!!!
3. PROTEJA SEUS OUVIDOS ?✅ – Se não é possível abaixar o volume ou se afastar da fonte sonora, como no caso que comentamos anteriormente do trabalhador operador da máquina, ou de um baterista de uma banda de rock, a solução é usar protetores auditivos! Existem vários tipos de protetores ou atenuadores de ruído, para cada situação um modelo ou outro é mais indicado.ProtectEars Brazil (1)
Eu nunca sei se no show o festa que eu vou o som estará muito alto, e se estiver não sei se será possível abaixar o volume ou me afastar da fonte sonora, por isso sempre levo meus atenuadores de ruído comigo! Os meus atenuadores são personalizados (no formatado das minhas orelhinhas) e com filtro acústico, para que haja mudança na qualidade sonora!

Viu, é bem fácil se proteger do “som perigoso”!!!

Passe essas informações adiante, nos ajude na luta do combater à Surdez!!!

Quer fazer um atenuador de ruído personalizado? Marque uma consulta com a gente: 11 3453-0816