Fonoaudiologia e Comunicação

Nos dias de hoje, dentre todas as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, destaca-se a capacidade de se comunicar de forma eficiente. Ser claro, passar segurança e naturalidade são a chave para o sucesso de qualquer profissional.

A habilidade de comunicação é um dos fatores que mais influenciam o alcance de melhores posições sociais, econômicas e políticas. Assim sendo, o aprimoramento desse aspecto é altamente recomendado tanto no âmbito pessoal, como organizacional, facilitando desta forma, os relacionamentos interpessoais, o marketing pessoal, a assertividade e a persuasão.

O profissional habilitado para tal treinamento é o fonoaudiólogo. É da competência do mesmo abordar pontos importantes como articulação, prosódia e vocabulário, além dos mecanismos de fala e voz, media training, oratória e expressividade.

Dentre todos os aspectos que tangem a comunicação, encontramos a escuta, fator determinante na interação com o receptor. Portanto, estabelecer e praticar uma escuta genuína, onde há troca eficaz de informações comunicativas, não só contribui para um resultado final poderoso como produz um bom relacionamento com possíveis clientes, por exemplo.

Acima de tudo, o ser humano é um ser social, mostrando desde os seus primórdios uma necessidade de se comunicar e interagir. Logo, aprimorar e desenvolver a comunicação com um fonoaudiólogo torna-se um diferencial e um desafio imprescindível para troca com o meio, promovendo maior sociabilidade, produtividade e eficácia no diálogo.