A nossa Voz!

      A voz é uma das ferramentas que utilizamos para nos comunicar. Muitas vezes nem percebemos o quanto ela está presente na nossa vida mas certamente percebemos quando a perdemos.

     A voz é produzia na região do pescoço, mais especificamente na laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, conhecidas também como cordas vocais. Quando o ar passa por elas produz-se um som que é transformado conforme os movimentos realizados por nossa língua, lábios e boca, resultando na fala como estamos acostumados a ouvir.

     Se há alguma lesão das cordas vocais ou algum ajuste muscular inadequado, o som da nossa voz muda, podendo resultar numa voz rouca, fraca ou até causar cansaço ao falar.

     É  muito importante  procurar um médico otorrinolaringologista se sua voz estiver rouca ou muito diferente por mais de 15 dias, mesmo que não esteja te causando grandes impactos na comunicação do dia a dia. A avaliação médica  irá investigar porque da voz estar diferente para, se necessário, propor o tratamento mais adequado.

     Um dos possíveis tratamentos quando temos uma alteração de voz é a terapia fonoaudiológica onde serão realizados exercícios vocais a fim de otimizar a musculatura. O  fonoaudiólogo que atende casos de voz pode trabalhar tanto com pessoas que estejam com alguma alteração vocal, ou com pessoas que querem melhorar sua voz, como, locutores, jornalistas, professores, artistas, cantores, entre tantas outras profissões nas quais a voz é o principal instrumento de trabalho.

     Portanto, se você está ou conhece alguém que está insatisfeito com a voz, procure ajuda de um profissional que com certeza sua comunicação poderá ficar mais clara e prazerosa.