Projeto Som Solidário: Conheça a história e o aplicativo RPinclusão de Diego Nunes

Hoje é o dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O objetivo é chamar a atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência. Você pode conhecer esses objetivos nesse link  e tentar de alguma forma contribuir para chegarmos lá, individualmente ou implementando valores e ações em sua empresa, como tentamos fazer aqui na #FOPI.
Uma das ações que temos para promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência é o projeto #SomSolidário,  quem acompanha nossa página no Facebook e o blog já sabe que fazemos doações de aparelhos auditivos, alguns novos, outros usados, fornecidos por pacientes que tem condições de comprar e que trocam de aparelhos regularmente ou empresas que doam. Pois no mês passado tivemos o prazer de receber o Diego para adaptação de aparelhos auditivo pelo Som Solidário. Diego é um jovem com deficiência auditiva congênita, fluente em LIBRAS que faz um belo trabalho de inclusão e uma ponte importante entre surdos oralizados, ouvintes e surdos não oralizados. Ele conheceu a FOPI através da Solar Ear, uma empresa que é nossa parceira e que também tem um lindo trabalho com surdos, totalmente sustentável.
Bom fizemos a adaptação dos aparelhos no Diego. Ele havia usado aparelhos analógicos há muitos anos atrás, mas como os aparelhos não duram para sempre, eles pararam de funcionar e ele não teve condições de comprar novos. Ficou sem desde então, como tinha muita dificuldade em se comunicar e é fluente em LIBRAS, acabou se envolvendo bastante com a comunidade surda. Ele nós contou que apesar de falar bem o Português, as vezes se sentia inseguro, por não ouvir e preferia usar os sinais. Foi muito gratificante saber que coma reabilitação auditiva ele retomou a confiança em se comunicar pela linguagem oral e que a cada dia descobre novos sons da vida!
Pedimos para que ele escrevesse sobre sua experiência com os novos aparelhos e também sobre o aplicativo incrível que ele desenvolveu para ajudar pessoas com deficiência auditiva, visual e motora a conhecerem locais, produtos e entretenimento acessíveis. 

Descrição para cego: Vídeo de Diego dizendo em LIBRAS “Bom dia FOPI, muito obrigado”

“O Aparelho Auditivo foi de grande valor inclusivo para minha vida pessoal, profissional e escolar, pude perceber que antes de usar muitos sons importante que deveria agregar conhecimento e informações não chegava de forma precisa e clara. Muitas vezes tive que afastar para evitar desgaste emocional das pessoas para repetir e falar mais alto as palavras para que eu posso compreender melhor.

A história começa mudar quando eu comecei a usar o Aparelho Auditivo fornecido pela FOPI, novas descobertas, sons novos e outra forma de ouvir o mundo foi sentido. Hoje consigo ouvir muitos sons com precisão e clareza, muitas pessoas que evitava falar, hoje falamos bastante;  grupos que não conseguia interação, hoje  dialogamos e interagimos;  Aulas difícil compreensão, hoje facilitam a compreender. Muitas conquista adquiridas foram fruto da FOPI em acreditar na beleza de ouvir o novo universo que nós deficiente auditivo não conhecia. Agradeço de coração aqueles que doa de coração os sons para pessoas ouvirem melhor.

Devido vasta experiência com amigos e colegas que são portadores Necessidades Especiais pude não só presenciar os obstáculo na vida dos deficiente auditivos, mas também aqueles com deficiência Física e Visual. Devido a carência e obstáculo enfrentado por essas pessoas para se inserir na sociedade, comecei a desenvolver um Aplicativo destinado as Pessoas com Deficiência Auditiva, Visual e Física para ajudar a suprir as carências com informações, filmes, tecnologia e Instituições Acessíveis para inclusão. Foram criados Sites e AppWeb com 7 Ícones (GPS ACESSÌVEL Ribeirão Pires; INFORMAÇÔES; RECURSOS ACESSIBILIDADE; LIBRAS; RIBEIRÃO NEWS; FACEBOOK e INSTITUIÇÕES), esse AppWeb é destinado a orientar, informar, ensinar e guiar essas pessoas para caminho da inclusão, também temos recursos de mapas que nos mostra lugares públicos, comércios, empresas acessíveis ou não acessíveis na cidade de Ribeirão Pires. Sabemos que nesta área temos grande valor social e humano, se conseguimos incluir essas pessoas, estamos dando oportunidade delas de sentir, presenciar e viver da melhor forma possível.

Devido a demanda e necessidade constante de incluir essas pessoas, o Aplicativo será lançado na loja do Android no 1° Semestre de 2017 com muitas melhoria e novos Ícones, recursos e informações.

“Lutas e Sacrifícios são a alma das vitórias e conquistas.” 

Segue link para visitar o Site: http://rpinclusao.webnode.com

Segue link para visitar no celular: http://m.app.vc/rpinclusao#/home

 

IMG-20161203-WA0003
Descrição da imagem para cegos: logo do app RPinclusão. Desenhos simbolizando a deficiência auditiva, visual e física.

 

Lindo o projeto do Diego, né!?
Novamente, temos que dizer o quanto ficamos contentes em saber que com os aparelhos auditivos que doamos à ele está possibilitando que ele tenha novas e boas experiências sonoras e que isso tem contribuído para melhora de sua vida social e qualidade de vida!!!
A FOPI se empenha para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos e que sejam verdadeiramente respeitadas e incluídas na sociedade. Temos maior experiência com deficientes auditivos e sabemos o quanto essas pessoas sofrem com falta de acessibilidade, informação e preconceito. Quem tiver interesse em participar do projeto Som Solidário doando ou recebendo, entre em contato pelo e-mail contato@fopifono.com
Desejamos muito força para as pessoas com deficiências e suas famílias, para continuarem seguindo com determinação na luta pela inclusão. Estamos juntos, e juntos, somos mais!