Quem é o fonoaudiólogo?

Fono o quê?!

Faz tempo que não ouço isso, felizmente! Mas, apesar de “já terem ouvido falar” da minha profissão, muitas pessoas ainda falam “Ah sim,  você cuida de crianças que falam errado!” e lá vou eu com o discurso “o trabalho do fonoaudiólogo é muito mais abrangente…”

Veja a definição segundo o nosso Conselho Regional de SP:

Quem é o fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

Viu só em quantas áreas o fonoaudiólogo atua? E em todas as fases da vida, desde recém nascidos a idosos!

Deu para ter uma noção, mas o que é sistema miofuncional e função vestibular? É, realmente essa definição é muito formal… Mas, acompanhe o blog que explicaremos! Por enquanto, veja esse vídeo que mostra, de maneira simples e emocionante, tudo o que está envolvido na prática do trabalho fonoaudiológico: Muito amor!