Semana da Voz 2016

Todos os anos, no dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Temos uma semana inteira para nos conscientizar sobre a importância e cuidados com as nossas vozes. Por meio dela somos capazes de indicar o que queremos, comunicar ideias, confortar pessoas e ser confortado, emocionado. Convido você a fazer um pequeno exercício, imagine-se completamente sem voz durante um dia inteiro! É desesperador saber que algo tão habitual como a prática de falar e expressar-se, pode estar comprometida e quando ignoramos alguns sinais e sintomas. Alguns deles são: rouquidão durante um período prolongado, dor e cansaço ao falar ou após um dia de atividades e trabalho, notar que a voz se esvaiu.

 

WVD_logo_transp_3345x1040px

“Explore your voice, imagine where it will take you”
A voz é produzida pela vibração das pregas vocais, são duas e estão localizadas dentro da laringe. Quando respiramos, as pregas vocais abrem e ao falar, fecham e vibram. Mas para produzir a fala, é necessário um grande conjunto de estruturas, pois o som emitido pela vibração das pregas vocais é semelhante ao som de um barbeador elétrico. O trato vocal é necessário para conseguirmos produzir os sons das vogais, consoantes e também alterações necessárias para produzirmos estilos de canto específicos.
A voz de cada indivíduo é única. Somos capazes de identificar uma pessoa ao telefone, celebridades, cantores, radialistas, identificar a região de origem apenas ao ouvir a sua voz. Também geramos impressões sobre a personalidade de outras pessoas ao conhecê-las pela primeira vez, mesmo que após um curto diálogo. É extremamente importante em um ambiente profissional saber impor as nossas opiniões e para destacar-se dentro de um mercado tão competitivo como nos dais de hoje, conhecer e saber utilizar a própria a voz com segurança, projeção e conforto é crucial para o sucesso. Todas as emoções são expressas e através da voz e identificadas pelo ouvinte: raiva, medo, alegria, tristeza, etc.
O profissional apto a lhe ajudar é o Fonoaudiólogo especializado em voz. Lembrando que é fundamental a avaliação, diagnóstico e acompanhamento do médico Otorrinolaringologista para o sucesso do processo terapêutico.  
Aproveite esse momento para prestar mais atenção na sua voz! Lembre-se, sua voz é a sua identidade!