Um problema chamado Ruído

No dia 22 de abril foi o dia da Terra e nesta semana teremos o dia internacional de conscientização sobre o ruído. Vamos aproveitar essas datas para discutir como a poluição sonora afetada a natureza e a nossa saúde?
Sabia que a poluição sonora pode ter contribuído para o aumento de casos de dengue e zika? Uma vez que o ruído excessivo dos centros urbanos provoca o afastamento dos animais, diminuindo sua população local e como consequência, desequilibrando o ecossistema e provocando o aumento da população de insetos, na ausência de seus predadores.
Sabia que o ruído ambiental excessivo de São Paulo obrigou os sabiás-laranjeira a mudarem o horário do seu canto, pois no horário habitual eles já não podiam se ouvir, de tanto barulho competitivo na cidade?
Esses são exemplos simples de como o ruído afeta o meio ambiente, mas as consequências são em grande escala.

image

Na nossa saúde, o ruído pode gerar diferentes problemas.
Bom, quem acompanha nossa página já sabe que ele em forte intensidade pode causar danos irreversíveis à nossa audição. Zumbido, perda auditiva e dificuldade de entender fala no ruído são alguns efeitos.
Agora, você sabia que o ruído está associado à alterações cardíacas, estresse, dificuldade de concentração, insônia entre outros problemas que afetam seriamente a nossa saúde e qualidade de vida? 
No site do INAD Brasil você encontrará mais informações sobre os efeitos do ruído em nossa saúde e também dicas para evitar essas consequências e para ajudar a conscientizar a população. 

http://www.inadbrasil.org/

Nós amamos os sons da vida, amamos ouvir, mas nada em excesso faz bem, não é mesmo? Por isso amamos o silêncio também!